Betim, Janeiro de 2014
Presidente
Com alegria apresento o quinto relatório anual de atividades da Obra Social Glorieux referente ao ano de 2013.
Os cursos do programa bolsa família que atenderam os cursos profissionalizantes não tiveram continuidade durante o ano de 2013. Uma profissional via Prefeitura, demorou chegar para atender a demanda de limpeza da Instituição. O programa 2º tempo funcionou durante quase todo o ano. O SENAC organizou e ministrou um curso profissionalizante no centro.
O apoio financeiro e moral da Associação Glorieux têm sido muito importantes. Recebemos uma ajuda financeira da fundação holandesa Brasil Op Weg. O ano inteiro o centro recebe mensalmente uma contribuição financeira da Obra Social Santo Antônio de Belo Horizonte e a partir de setembro começou a receber da Paróquia Sagrado coração de Jesus, de Betim.
Diante dos desafios, uma nova perspectiva se abre. Dois projetos foram aprovados: um de esportes (futsal e taekwondo) via incentivo lei de esportes que inicialmente contemplava R$ 151.745,70, mas ao final fora captado apenas R$ 40.000,00, aportado pela Cemig, com duração de nove meses. O outro, de judô e atendimento psicopedagógico) via Fia (Fundo da criança e adolescente) com duração de seis meses.
Esperamos que a Instituição continue cumprindo a sua finalidade social no ano de 2014, aprimorando, renovando, ampliando e alcançando cada vez melhores resultados.
Antonius Johannes Maria Houdé
Coordenador
O ano de 2013 continuou sendo um ano significativo para a rotina da Obra Social por que nos fez visualizar outras possibilidades. Pois saindo de um cenário de muitas parcerias com a Prefeitura local desde o ano de 2008 e não havendo mais a continuidade das mesmas a partir de 2013, o cenário nos possibilitou sermos criativos, empreendedores, e outras alternativas a Instituição pleiteou a fim de continuar cumprindo sua missão.
Expandimos a de doadores, possibilitamos a chegada novos parceiros, investimos nas festas beneficentes, em teatros e excursões. A quadra foi mais utilizada e mais pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a Instituição.
Buscamos parcerias com a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), que constantemente nos envia pessoas para fazer sua doação via compra de produtos de acordo com a nossa necessidade ou para prestação de serviços. O CESAM (Centro Salesiano do Menor) durante todo o ano atuou na Instituição com a capacitação de jovens aprendizes para o mercado de trabalho.
A esperança renovou-se e abriu-se perspectivas de possibilidades, dois projetos foram aprovados para serem executados em 2014: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã, pelo Ministério do Esportes; Esporte e vida: educação para a cidadania, via Fia (Fundo da Criança e Adolescente). Além do mais, repensando a sua sustentabilidade, a Instituição ousou iniciar em 2014 uma consultoria colaborativa com o intuito de treinar captadores de recursos para a mesma com Hosana Cabral Santi.
Danilso Carlos Estevão
1. Dados Institucionais
Janeiro
- Recesso das atividades
Fevereiro
- Dia 05: Reunião da Diretoria.
- Espera da captação de recursos para o projeto aprovado via ministério de esportes.
- Visitas por parte da coordenação e da Prefeitura com apresentação de proposta a fim de se chegar a parcerias.
- Apresentação dos relatórios financeiro e de atividades referentes ao ano de 2012.
- Providências da renovação do alvará de localização e funcionamento.
- Aguardo da possibilidade de perfuração de um mini poço para reduzir as despesas com os custos da água.
- Agendamento da realização da assembléia geral ordinária para o dia 19 de abril.
- Início da parceria entre a Obra Social Glorieux e CESAM (Centro Salesiano do Menor), que consiste em cadastramento, seleção, treinamento e encaminhamento de menores ao primeiro emprego às empresas.
Março
- Dia 03: Doação em material por pessoa física via CEAPA (Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas).
- Dia 07: Início do curso corte e costura.
- Dia 08: Aprovação da renovação do alvará de localização e funcionamento.
Abril
- Dia 03: Doação em material por pessoa física via CEAPA (Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas).
- Dia 03: Encaminhamento de proposta de parcerias encaminhadas à Funarb e Secretaria de
- Assistência Social.
- Dia 19: Reunião do Conselho Fiscal e 5ª Assembléia Geral Ordinária.
- Prestação e aprovação de contas financeiras e do balanço patrimonial 2012.
- Aprovação do relatório anual das atividades do ano 2012 e a proposta das atividades do ano de 2013.
- Aprovação do projeto de esportes via ministério de esportes.
- Dia 20: Doação espontânea de uma cesta de alimentos feita por pessoa física (que a partir desta data continuou sendo fixa mensalmente até o momento atual)
- Dia 24: Obra pleiteia e ganha representatividade no CMDCA (Conselho municipal da criança e adolescente) após eleição das Instituições. Sendo Danilso Carlos Estevão, o titular, e Veves Júnior Augusto, o suplente.
- Dia 25: Reunião com Antonio do Grupo Mãos Dadas ligado a Arca (Centro de Reintegração da criança e adolescente de Betim)
- Dia 26: Tomada de pose no conselho do CMDCA do titular, Danilso Carlos Estevão e do vice, Veves Augusto Júnior.
Maio
- Criação do Grupo de Cuidado Glorieux. Participantes: Luzia, Lair, Maria de Fátima,
- Elisete, Vando e Tiago.
- Dia 03: Doação em material por pessoa física via CEAPA (Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas).
- Dia 10: Peça teatral: O AMOR É UMA DRGA, Com os atores Bruno Diniz e Fabiana Portes.
- Dia 20: Passeio ao Santuário da Mãe Rainha, Confins – MG com o objetivo de angariar fundos.
Junho
- Dia 20: Encerramento das atividades do Programa Segundo Tempo.
Julho
- Dia 01: Reunião da Diretoria.
- Doação em material por pessoa física via CEAPA.
- Previsão do início do curso Gestão Empresarial ministrado pela psicóloga Lúcia Resende Augusta.
- Proposta de parceria via SENAC do curso Auxiliar Administrativo.
- Dia 04: Encerramento do curso de corte e costura.
- Continuidade de negociação dos cursos de corte e costura, de informática e de uma pessoa para o serviço de limpeza via prefeitura.
Agosto
- Dia 01: Retorno das atividades do Programa Segundo Tempo.
- Dia 03: Doações em materiais e prestação de serviços por pessoas físicas via CEAPA.
- Dia 12: 1ª noite de caldos.
- Dia 18: Viagem a São João Del rei e Tiradentes com o objetivo de arrecadar fundos.
- Dia 21: Encaminhamento de Maria de Fátima Rodrigues Gonçalves, para o serviço de limpeza, via Assistência Social e contratada pela ONG Missão Ramacrisna.
- Dia 28: Aprovação do plano de emergência (PSCIP) foi aprovado pelos bombeiros.
Setembro
- Dia 03: Doações em materiais e prestação de serviços por pessoas físicas via CEAPA.
- Dia 14: Início do curso Gestão Empresarial ministrado pela psicóloga Lúcia Resende Augusta.
- Dia 16: Inicio das atividades esportivas com Daniela Faria (futsal, vôlei e ginástica).
Outubro
- Dia 03: Doações em materiais e prestação de serviços por pessoas físicas via CEAPA.
- Dia 21: Inicio do curso Auxiliar Administrativo via parceria com o SENAC.
- Dia 24: Reunião da Diretoria.
- Doação da Instituição holandesa Brasil Op Weg no valor de 3.000,00 Euros equivalente a R$ 8.856,00.
- Doação de uma máquina de lavar, no valor de R$ 999,00 por pessoa física.
- Aprovação da diretoria do orçamento de 2014.
- Aprovação da diretoria, da contratação de Vando Rosa de Mendonça a partir do dia primeiro de janeiro de 2014 como vice coordenador.
- Petição da vistoria dos bombeiros.
- Apresentação de proposta de e aprovação da Diretoria para iniciar em fevereiro de 2014 a consultoria colaborativa com Hosana Cabral Santi, no intuito de se treinar captadores de recursos para a Obra;
- Proposta e adesão de Heládio Firmino Rodrigues e Vando Rosa de Mendonça em preparar um plano de prevenção contra abuso sexual de menores da Obra Social Glorieux. 7
Novembro
- Dia 02: Jantar Dançante de Judô com objetivo de angariar fundos para aquisição de tatames.
- Dia 03: Doações em materiais e prestação de serviços por pessoas físicas via CEAPA.
- Dia 11: Apresentação da petição de vistoria ao corpo de bombeiros.
- Dia 25: Festa beneficente de Glorieux para angariar fundos.
- Dia 29: Término das atividades esportivas com Daniela.
- Dia 30: Encontro de mulheres e com palestra do tema sugerido: Sou mãe, deixei de ser Mulher?
Dezembro
- Dia 03: Doações em materiais e prestação de serviços por pessoas físicas via CEAPA.
- Dia 07: Pintura da Quadra mediante doação de pessoa física via CEAPA.
- Dia 11: Recesso do curso gestão empresarial.
- Dia 13: Férias do programa segundo tempo.
- Dia 17: Férias do coordenador.
- Dia 19: Término do corte e costura.
- Enceramento do atendimento Psicológico.
- Dia 20: Rescisão contratual de Maria de Fátima Rodrigues do serviço de limpeza pela Ramacrisna.
- Termino do judô.
- Dia 30: Entrada de R$ 40.000,00 numa conta especial do Banco do Brasil via patrocínio da CEMIG para o projeto apresentado ao de Ministério de Esportes, de Futsal e Taekwondo.
2. PESSOAL
2.1. Funcionários
- Danilso Carlos Estevão: Coordenador psicopedagógico.
- Elisete Fernandes Queiroz: Auxiliar administrativo.
2.2. Voluntários
- Maria de Fátima Rodrigues: ajuda em atividades esporádicas.
- Heládio Firmino Rodrigues: Com Grupo de Renascimento, Projeto Crescer e atendimento psicológico.
- Zelita José Ribeiro: ajuda semanal no serviço de limpeza durante o ano.
- Eugênia Siqueira: ajuda semanal no serviço de limpeza durante o ano.
- Hudson Márcio Alves de Castro: aulas de Judô.
- Anderson Chaves: ajuda em elaboração de projetos.
- Maria da Conceição Arruda do Nascimento: ajudas esporádicas nas festas beneficentes.
- Naiara Cristina Gonçalves: ajuda esporádica em serviços de secretaria e festas beneficentes.
- Geraldo Cristino de Assunção: ajuda esporádica em festas beneficentes.
2.3. Prestação de serviço autônomo
- Lúcia Augusta de Resende: Psicóloga;
- Solange Damião – Psicologia.
3. Manutenção, renovação, investimentos
- Manutenção normal dos computadores e das máquinas de corte e costura portões, pintura da quadra, etc.
4. Atividades
Quadro demonstrativo
Nº alunos
|
Atendimento semanal
|
Atendimento mensal
|
Total anual
|
|
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|||
Segundo Tempo – Manhã fevereiro – dezembro
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60
|
60 x3=180
|
18 x 4=720
|
720×10=7200
|
|
|
|||
Segundo Tempo – Tarde fevereiro dezembro
|
|
|
||||||
80
|
80 x3=240
|
240×4=960
|
960×10=9600
|
|
|
|||
Capoeira fevereiro – dezembro
|
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|||||||
40 40×2=80 80×4=320 320×10=3200
|
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|||||||
Vôlei setembro – novembro
|
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|||||||
15
|
15×2=30
|
30×4=120
|
120×03=360
|
|
|
|||
|
|
|
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|||||
Ginástica estética setembro – novembro
|
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|||||||
10
|
10×2=20
|
20×4=80
|
8×03=240
|
|
|
|||
Ginástica alinhacung fevereiro – dezembro
|
|
|||||||
10
|
10×1=10
|
10×4=40
|
40×10=400
|
|
|
|||
Ginástica 3ª Idade agosto – dezembro
|
|
|||||||
15
|
15×2=30
|
30×4=120
|
120×5=600
|
|
|
|||
Judô fevereiro – dezembro
|
|
|||||||
11
|
11 x2=22
|
22×4=88
|
88×10=880
|
|
|
|||
Corte de Costura março – dezembro
|
|
|||||||
21
|
21×2=42
|
42×4=168
|
168×9=1512
|
|
|
|||
Curso de auxiliar administrativo outubro – dezembro
|
|
|||||||
25
|
25×5=125
|
125×4=500
|
500×3=1500
|
|
|
|||
Gestão Empresarial agosto – dezembro
|
|
|||||||
5
|
5×1=5
|
5×4=20
|
20×5=100
|
|
|
|||
|
|
|||||||
Nº alunos
|
Atendimento semanal
|
Atendimento mensal
|
Total anual
|
|
||||
Projeto Crer’ser fevereiro – dezembro
|
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|||||||
53
|
53
|
53×12=636
|
|
|
||||
Psicólogo I fevereiro – dezembro
|
|
|||||||
11
|
11×1=11
|
11×4=44
|
44×10=440
|
|
|
|||
Psicólogo II fevereiro – dezembro
|
|
|
||||||
4
|
04×1=04
|
04×4=16
|
16×09=144
|
|
|
|||
Total
|
|
|
||||||
360 atendidos
|
799 vezes
|
3.196 vezes
|
26.176 vezes
|
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|||
Outras atividades
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|||||||
Aluguel de
Quadra (jogos)
|
130 semanal
|
130×4=520
|
520×12=6.240
|
|
|
|||
Festas beneficentes
|
06
|
|
850 pessoas
|
|
|
|||
Aluguel solidários dos espaços
|
31
|
|
7.750 pessoas
|
|
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Totalização das atividades oferecidas
- Alunos do programa Segundo Tempo…………………………………………………………………………………….140
- Atividade esportivas…………………………………………………………………………………………………………….101
- Conclusão de alunos dos cursos…………………………………………………………………………………………….51
- Atendimentos………………………………………………………………………………………………………………………..68
- Pessoas atendidas diretamente………………………………………………………………………………………………360
- Pessoas atendidas indiretamente…………………………………………………………………………………………1.080
Outras atividades promovidas pela Instituição
- Aluguel da quadra……………………………………………………………………………6.240 pessoas contempladas
- Festas beneficentes……………………………………………………………………………850 pessoas contempladas
- Aluguel solidário dos espaços……………………………………………………………7.750 pessoas contempladas
- Excursões beneficentes……………………………………………………………………….221 pessoas contempladas
- Total outras atividades pela Instituição…………………………………………………………………………….15.061
5. Finanças
- No ano 2013 foi gasto R$ 102.301,18 (cento e dois mil trezentos e um Reais e dezoito centavos).
- Entraram aproximadamente R$ 38.890,00 em receitas próprias como contribuições dos cursos, utilização da quadra e do salão, campanhas, ajudas da Obra Social Santo Antônio, pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ajudas para os cursos e rendimentos bancários.
- Através da Associação Glorieux chegou uma doação da Holanda de Brasil Op Weg de em total R$ 8.856,00 que está incluída nas doações da Associação Glorieux.
- A Associação Glorieux doou RS 62.900,00 – RS 8.856,00 = 54.044,00.
- No dia 30 de dezembro entrou R$ 40.000,00 do CEMIG para dar inicio no ano 2014 com uma parte do projeto “Formação Socioeducativa do Cidadão do Amanhã” aprovado pelo Ministério de Esporte.(Lei de Incentivo ao Esporte).
6. Conclusão
Percebemos que em 2013, a Instituição continuou cumprindo sua missão, se adequou à nova realidade, dando continuidade, o cenário vivenciado possibilitou sermos criativos, empreendedores e constatou-se continuidade ao que fora iniciado nos anos anteriores. O leque de parceiros e doadores foi ampliado. Aspiramos que para o ano de 2014 continuemos a dar grandes e bons resultados como ocorrido neste ano findado, mantendo sempre a seriedade, qualidade, compromisso e respeito.