Projeto Esporte: Formação Socioeducativa do Cidadão do Amanhã 2016

O projeto Esporte: Formação Socioeducativa do Cidadão do Amanhã, é um projeto aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte pelo Ministério do esporte e patrocinado pela Cemig (Companhia Energética do Estado de Minas Gerais).
 
O projeto tem duração iniciou em março do corrente ano, com duração de 9 meses, contempla 172 crianças e adolescentes e tem o objetivo principal proporcionar aos moradores de Betim, em especial da região Alterosas, a prática esportiva orientada por profissionais capacitados, de forma a criar um ambiente de inclusão social e aprendizado de valores por meio do esporte, nas modalidades Taekwondo e Futsal. As atividades são desenvolvidas no dia da semana, de terça a sexta.
 
Benefícios do Taekwondo
Em coreano a palavra Taekwondo possui o significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Possui uma filosofia que valoriza a perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade. O Taekwondo é considerado um esporte que possibilita o desenvolvimento de diferentes conteúdos corporais e cognitivos, aumento da concentração e da autoestima dos alunos.
 
Benefícios do Futsal
O Futsal incentiva a disciplina, a pontualidade e o hábito das práticas desportivas para que possam compreender e analisar as táticas e técnicas com espírito solidário e cooperativo. Em um segundo momento, o futsal pode promover a integração do aluno em torneios e campeonatos entre escolas de forma consciente e saudável para a competição.
 
A Obra Social Glorieux oferece a toda a comunidade Betinense, em especial do Jardim Alterosa, o Projeto Formação Socioeducativa do Cidadão do Amanhã, que tem objetivo proporcionar a prática esportiva orientada por profissionais capacitados, de forma a criar um ambiente de inclusão social e aprendizado de valores por meio do esporte, nas modalidades Futsal e Taekwondo. O projeto, incentivado pela Lojas Renner, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, atende cerca de 158 crianças e adolescentes, distribuídos nas duas modalidades. Com duração prevista de 9 meses, as atividades iniciadas em março de 2016 devem se encerrar em novembro.
 
Tal projeto, já em seu segundo ano de execução, visto que em 2014 foi executado com recursos da CEMIG, é imprescindível para atender a comunidade, que tanto necessita da formação complementar no contra turno escolar. A versão 2017, uma continuidade do trabalho realizado hoje, já foi apresentado no Ministério do Esporte e está em vias de aprovação.